Usando LaTex para produção de textos acadêmicos
ORAHCIO FELICIO DE SOUSAPolliane Santos de Sousa

Usando LaTex para produção de textos acadêmicos

Nome do Curso - Usando LaTex para produção de textos acadêmicos
Tipo de Curso - Curso de Extenção
Público do curso - Estudantes do CFP e egressos dos cursos de Física, Matemática e Química
Carga horária do curso - 10h

Ementa: Instalação dos componentes para copilação de texto escritos em LaTex; modelo Abntex2 para trabalhos acadêmicos dentro das normas da ABNT; criando uma coleção de referências bibliográficas usando o Biblatex; escrita de fórmulas matemáticas nos textos e criação de tabelas para apresentação de dados.

Referências:

SANTOS, Reginaldo J. Introdução ao LaTex. Departamento de Matemática - ICEx, UFMG, 2002. Disponível em http://fma.if.usp.br/~amsilva/Artigos/LaTeX-%20manuais/intlat.pdf, acesso em 16 fev. 2021.

TUTORIALES, documentación y código para diseñar con LaTex. Disponível em https://manualdelatex.com/, acesso em 16 fev. 2021.

ARAUJO, Lauro César. A classe abntex2: Documentos técnicos e científicos brasileiros compatíveis com as normas ABNT. 2018. Disponível em http://linorg.usp.br/CTAN/macros/latex/contrib/abntex2/doc/abntex2.pdf, acesso em 16 fev. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.ABNT NBR14724:2011: Informação e documentação — trabalhos acadêmicos — apresentação.Rio de Janeiro, 2011. 15 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.ABNT NBR 6024:2012: Informação e documentação  numeração progressiva das seções de um documento  apresentação. Rio de Janeiro, 2012. 4 p.

Curso Base MOOC SEAD

Curso Base MOOC SEAD

Modelo básico de curso MOOC SEAD

Curso Introdutório em Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica
Paulo José Lima Juiz

Curso Introdutório em Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica

Olá, seja bem vind@ ao Curso Introdutório de Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica. 

O objetivo deste curso é apresentar uma visão geral sobre os principais aspectos de um ramo da Propriedade Intelectual, que é a PROPRIEDADE INDUSTRIAL (Patente, Marca, Desenho Industrial e Indicação geográfica), bem como o conceito e importância da prospecção tecnológica relacionada a patentes. Ao finalizar o curso, esperamos que você tenha aprendido os conceitos básicos relacionados a Patentes, Marcas, Desenho Industrial e Indicação Geográfica e seja capaz de seguir o passo a passo necessário para busca de documentos de patentes em bancos de patentes.

Capacitação UFRB - SIGPP e Planos de Metas (Resumo Conceitos)
André Luiz Maciel Almeida

Capacitação UFRB - SIGPP e Planos de Metas (Resumo Conceitos)

Noções e Metodologia de Planejamento UFRB utilizando o SIGPP (4h)